Introdução à escalada na Croácia

A Croácia, sendo um país montanhoso, é o sonho de qualquer escalador. A Croácia pode oferecer tudo, desde escalada clássica de vários largos, escalada desportiva (com e sem largos) a bolder em gloriosa rocha de calcário.

Escalada em Paklenica, Croatia

Paklenica, localizado próximo de Zadar, é o mais famoso e melhor local de escalada na Croácia. Paklenica oferece ao escalador tudo desde vias desportivas de um largo, a vias clássicas e desportivas de vários largos. A dramática parede de 350m conhecida por Anica Kuk é um exemplo da excelência da escalada em Paklenica.

Muitas das outras escolas na Croácia estão localizadas próximo das principais cidades e estâncias de férias, tal como a capital Zagreb; as estâncias costeiras em redor de Split & Zadar; e as cidades costeiras de Rovinj e Pula da região de Istria no Norte.

Área de escalada de Istria

A área de Istria, que inclui escalada em redor de Pazin, Pula e Rovinj, é a 2ª melhor área de escalada na Croácia a seguir a Paklenica. Em termos de vias, existem acima de 500 vias de escalada desportiva, principalmente vias de um largo, bem protegidas em sólida rocha de calcário. Na proximidade existem também excelentes escolas em Osp na Eslovénia e em volta de Trieste na Itália. Esta vasta região tem uma boa mistura de graus e tem vias para todos os gostos.

A melhor altura para escalar em Istria é a Primavera e o Outono, no entanto, graças às características diversificadas das escolas é possível escalar todo o ano. É possível, por exemplo, escalar em locais como Rovinj, Pazin e Cepic nos quentes meses do Verão, ou escalar em escolas protegidas como Limski Kanal, Dvigrad e Raspadalica no Inverno.

Istria é uma estáncia de férias popular, sendo as principais cidades Pula, Rovinj e Porec. Esta área é ideal para incluir alguns dias de escalada como parte das férias.

As diferentes áreas de escalada da Croácia

A Croácia pode ser dividida em 5 áreas de escalada:

  1. Parque Nacional de Paklenica próximo de Zadar. Paklenica oferece tanto vias desportivas de um largo, como longas vias de vários largos até 350m na famosa parede de Anica kuk.
  2. A região de Istria, inclui escolas de escalada em redor de Pazin, Pula e Rovinj. Existem mais de 500 vias de escalada desportiva, principalmente de um largo. Na proximidade existem também a excelente escola de Osp na Eslovénia, e outros locais de escalada em redor de Trieste in Italy. Isto torna esta região muito diversificada com um pouco para todos os gostos.
  3. A região de Kvarner a sul de Rijeka é a mais pequena região de escalada na Croácia, apesar de existirem algumas escolas com vários largos até 185m.
  4. A região de Split que inclui escalada em Hvar, Brac & ilhas Vis oferece para cima de 400 vias, na sua maioria vias desportivas de uma largo. Adicionalmente em Omis existem algumas vias equipadas com mais de 300m.
  5. Para Oeste e Norte da capital Zagreb existe um conjunto de escolas oferecendo sobretudo vias desportivas de um largo.

Onde ficar na Croácia

Os alojamentos privados são uma boa opção, não só por ser mais barato com dá a oportunidade de conhecer a população local e de compreender o modo de viver e a sua cultura. O alojamento é classificado por estrelas, por exemplo os quartos de 3 estrelas inclui casa de banho, o de 2 estrelas tem a casa de banho partilhada com outros quartos. Fica mais barato procurar quartos contactando directamente a população local, nas estações de Ferry, nos cafés principais e paragens de autocarro e no centro das cidades.

Parques de Campismo (“Autocamp” ou “Lopari”)

Existem muitos parques de campismo na Croácia, desde parques geridos por particulares como parques maiores, designados por “Autocamps” que oferece serviços de restaurante e lojas. Quase todos os parques de campismo estão dentro dos bosques perto do mar.

Endereços úteis

Posto de Turismo

www.croatia.hr

Iblerov Tgr 10/IV, Zagreb

Embaixadas ou consulados

1) Consulado Português em Zagreb

T. (00 3851) 488 22 10/1

F. (00 3851) 492 06 63

Peng Travel

T. (01708) 471832

W. www.pengtravel.co.uk

Croácia na Internet

Informações Gerais

www.croatia.net

www.visit-croacia.co.uk

www.croatis.hr

Ministério do Turismo

www.tel.hr/dhmz

Informações de Zagreb

www.zagreb-convention.hr

Emergências

Polícia

T. 92

Bombeiros

T. 93

Ambulância

T. 94

SOS

T. 112

Reboques

T. 987

Informações

T. 981

Clube Automóvel

www.hak.hr

Camionetas

Autobusni Kolodvor Zagreb

T. (060) 313 333

T. (060) 340 340

www.akz.hr

Caminhos de ferro

Croatian Railways

T. (060) 313 444

www.hznet.hr

European Rail

Tavistock Square,

London WC1H 3HR.

T. 020-7387 0444

www.europeanrail.com

Ferries

Adriática Navigatione

Ancona, Italy

T. 071 204 915-6-7-8

Jadroagent

Borisa Papandopoula,

Split

T. (021) 460 556

Jadrolinija

Riva 16, Rijeka.

T. (051) 666 100

Banco e Moeda corrente

A moeda Croata é a Kuna, a Croácia ainda não faz parte da União Europeia, mas o euro já é aceite em muitos locais.

Pode-se trocar moeda nos bancos ou casas de câmbio autorizado. Habitualmente abertos de seg.-sex., das 8h às 19h, e ao sábado, das 8h às 13h.

As casas de câmbios têm horas de abertura muito flexíveis e estão abertas até tarde nas áreas turísticas. Cobra-se uma comissão no câmbio que varia de 1 a 1,5% nas casa de câmbios. Estas taxas são mais pequenas ou não existem quando se cambia dinheiro num banco. Pode-se cambiar moeda nos correios e agências de turismo. Evite cambiar moeda em parques de campismo e hotéis pois são desfavoráveis. Não o faça em estações e portos ou ao longo da estrada pois pode ser enganado ou darem notas falsas.

Nas cidades principais pode levantar dinheiro nas caixas automáticas (ATM), usando cartões reconhecidos internacionalmente como por exemplo Eurocard/MasterCard, ATM Euronet, American Express, Diners e Visa.

American Express

T. (01) 612 44 22

www.amex.hr

Eurocard-MasterCard

T. (01) 378 96 20

Visa

T. (01) 347 200

(Splitska Banka)

Informações Turísticas

Todas as cidades têm um posto de turismo chamado de Turisticki Ured, Turisticki Zajednica, Tourist Information Centar, mas nas cidades mais pequenas chama-se Turist Biro. Estes postos fornecem informação sobre excursões e transportes e muitas vezes ajudam os visitantes a encontrar alojamento em hóteis ou quartos particulares.

Podem também visitar este sitio da Internet www.croatia.hr

Língua

A língua oficial é o brvatski, e não é uma língua fácil de aprender, mas existem outras línguas que costumam ser faladas na Croácia que são o Inglês, o Alemão e o Italiano. O ideal é falar o Inglês com jovens ou estudantes. Vou escrever algumas palavras em Croata, elas são: dobro jutro (bom dia), dobar dan (boa tarde), laku noc (boa noite), zbogom (adeus), zdravo (olá), molim (por favor), bvala (obrigado).

Saúde

Os serviços médicos em hospitais não é pago para os países que pertencem à União Europeia.

Viagens de automóvel

Viajar de automóvel para a Croácia é comum entre turistas. Existem 6 posto fronteiriços entre a Croácia e a Hungria e 23 entre a Croácia e a Bósnia, 10 entre a Croácia e a Jugoslávia, 29 entre a Croácia e a Eslovénia. Os automóveis que vêm de Itália entram na Croácia via posto fronteiriço com a Eslovénia, estão classificados como internacionais e abertos 24h por dia durante todo o ano.

Estive a ver no site live search maps e calculei as seguintes viagens de carro:

1) Marco Pólo Airport, Itália para Umag, Croácia – são 2h22m de caminho;

2) Umag, Croácia para Pula, Croácia – são 85km e 1h6m de caminho;

3) Umag, Croácia para Zagreb – são 267km e 2h52m de caminho;

4) Umag, Croácia para Zadar, Croácia – são 374km e 4h33m de caminho;

5) Umag, Croácia para Split, Croácia – são 508km e 5h42m de caminho.

Façam as vossas opções com alguma antecedência, pois de carro são muitas horas a conduzir, o autocarro, o comboio e de barco também são opções válidas para as vossas visitas à ilhas e grandes cidades.

Assistência em viagens

Na Croácia estes serviços estão a cargo do Clube Automóvel local, HAK que funciona 24h por dia durante todo o ano, bastando marcar o número 987 procedido do indicativo 01. O serviço faz reparações no local ou numa garagem. Esta empresa também fornece informações de trânsito terrestre e marítimo, portagens, preços de gasolina e horários dos ferries.

Sítios a não perder

Na zona de Ístria temos o anfiteatro na cidade de Pula que é considerado um dos mais bem conservado do mundo. Na cidade de Porec temos a Basílica de Eufrásio com os seus mosaicos. O Parque Nacional de Brijuni fica perto da cidade de Pula e tem 14 ilhas com uma vegetação exuberante com várias espécies de animais tais como a Zebra, lebres, cabritos-malteses, pavões e aves selvagens. Podem também saber mais informações através do site www.np-brijuni.hr.

Em Pula temos vários e magníficos monumentos da era romana tais como o Arco dos Sergii, a Capela de Santa Maria Formosa, o Templo de Roma e Augusto a Catedral e o Castelo e Museu Histórico da Ístria. www.pulainfo.hr.

O Parque Nacional de Risnjak: Rota de Leska tem 34Km2 de área e para mais informações consulte o site www.risniak.hr.

A ilha de Krk é magnifica com águas límpidas e é a maior da ilhas Adriáticas, com uma área de 409km2. O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice tem mais de 150 espécies de aves tais como a águia, o falcão-real, a garça-real, a coruja e o moço-real. Tem cascatas sobre os lagos, vale a pena visitar este parque, para mais informações www.np-plitvicka-jezera.hr.

Na zona de Dalmácia temos o Arquipélago de Zadar, o Parque Nacional de Krka, o Parque Nacional de Mljet, o Parque Nacional de Paklenica e a cidade de Split.

Aqui ficam os sites:

Zadar www.zadar.hr

Arquipélago de Zadar www.dugiofok.hr www.ugljan.hr

Parque Nacional de Kornati www.kornati.hr

Parque Nacional de Paklenica www.paklenica.hr

Parque Nacional de Krka www.npkrka.hr

Cidade de Sibenik www.sibenik.hr/index-eng.asp

Cidade de Hvar www.tzhvar.hr

Parque Nacional de Mljet www.np-mljet.hr

Cidade de Zagreb www.zagreb-touristinfo.hr

Boa escalada e boas visitas.

Saudações verticais

Miguel Silva

Anúncios