Mais uma bela jornada de escalada.
A 5ª Viagem de Escalada do GDAE reuniu em terras Croatas 44 participantes que afincadamente se atiraram às falésias calcárias de seis escolas das mais importantes zonas da península da Ístria.

A viagem correu muito bem, um voo TAP Lisboa-Veneza, o aluguer de viatura, e boas condições de alojamento mesmo junto ao mar Adriático, em Umag.
Os locais de escalada que visitamos, encontramos uma grande variedade de “ambientes”, mas sempre com um denominador comum a todas eles, a rocha calcária de óptima qualidade e a forte arborização mesmo encostada às vias que nos permitiu suportar os trinta e tal graus diários.
Tivemos zonas de escalada;
Junto ao mar Adriatico, praticamente de “molho”, nomeadamente, a escola de Rovinj, rodeada de águas de uma transparência cristalina
Em parques naturais, dezenas pináculos de rocha “salpicando” a paisagem da vegetação densa de Vela Draga, no parque de Ucka.
Uma colina sobranceira a um fiorde de densa vegetação, em Limski Kanal.
Junto a ruinas de castelos mediavais, como em Crni Kal na Eslovénia e em Dvigrad.
Cepic, algures, no interior da Istria profunda, um canhão de rocha que se eleva sobre os prados veredejantes, permitindo a escalada numa paisagem tranquila e rural.

Enfim, muita escalada, visitas às cidades costeiras de Rovinj, Umag, Porec, Novigrad, Pula…, grandes banhos de fim de tarde no mediterrâneo e o mais importante um grande ambiente de confraternização entre todos.
Estamos todos de parabéns por mais esta grande actividade de escalada

Saudações
Jorge Gomes


Anúncios